A Câmara Temática da Defesa Civil – braço técnico da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) formado por representantes dos 20 municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas) – aprovou nesta quarta-feira, em reunião realizada em Campinas, adequações no projeto do Centro Regional de Meteorologia, que contará com um radar meteorológico avaliado em R$ 3 milhões. O equipamento será adquirido com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) e será instalado em área da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

De acordo com a meteorologista e pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), Ana Ávila, a mudança nas especificações do equipamento que será adquirido se fez necessária pois ele é importado, cotado em moeda estrangeira, portanto, com oscilações de valor perante a moeda brasileira.

“Existem diferentes modalidades de radares meteorológicos disponíveis no mercado e diferentes fabricantes. Dentre os diferentes fabricantes, alguns oferecem determinadas especificações, em detrimento de outras. E dentre as diferentes especificidades, destaca-se a sensibilidade do equipamento de captar eventos meteorológicos que possam provocar danos à população. Neste sentido, a cada dia que passa, novas tecnologias vão sendo desenvolvidas e colocam à disposição sensores confiáveis, modernos, potentes e com preços mais competitivos”, explicou a especialista. “Ou seja, já é possível encontrar no mercado radares com alto poder de detecção de eventos adversos, classificados como moderados a fortes, já consolidados, com preços mais competitivos e capazes de atender ao propósito do projeto”, completou Ana.

A instalação do Centro Regional de Meteorologia, na visão do diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza, vai representar um ganho muito grande para todas as 20 Defesas Civis da Região Metropolitana de Campinas e seus quase 3,5 milhões de habitantes. “O recurso para compra do radar já está reservado e, com as adequações aprovadas pela Câmara Temática, a diretoria técnica da Agemcamp dará andamento no processo de compra. Teremos um equipamento “top” em informações, nos mesmos padrões de resposta e alerta dos equipamentos usados nos Estados Unidos”, afirmou Bill.

Equipamento será adquirido com recursos da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e administrado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)