A RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou aumento de 25,19% no número de acidentes e de 20% no número de mortes decorrentes do trabalho em 2021, isso na comparação com 2020. No ano passado, foram contabilizadas 15.672 CAT`s (Notificações de Acidentes de Trabalho), contra 12.518 no ano imediatamente anterior, isso na soma das 20 cidades que compõem a região. Já o número de óbitos passou de 40 para 48 no mesmo período. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (smartlabbr.org), ferramenta criada para informar e subsidiar políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

As cinco cidades da RMC com maior número de notificações de acidentes decorrentes do trabalho em 2021 foram Campinas (4.539); Americana (1.783); Indaiatuba (1.463); Santa Bárbara (1.422) e Sumaré (958). Nesta semana, foi celebrado o “Dia Mundial em Homenagem às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”- dia 28 de abril -, data instituída para lembrar os trabalhadores vitimados por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

“A data é relevante para lembrar a sociedade da importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, especialmente em um momento da história em que se privilegia a produtividade e o uso diuturno das tecnologias em detrimento do direito a um ambiente de trabalho seguro e à desconexão do trabalho. Vemos a saúde dos trabalhadores se deteriorando, ocasionando doenças laborais, e a ânsia por desempenho e rápida entrega, que resulta em mais acidentes. As ocorrências vêm crescendo de forma preocupante, quase atingindo os níveis anteriores à pandemia”, observa o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT) na 15ª Região, procurador Silvio Beltramelli Neto.

O Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho foi desenvolvido e é mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente. Em Campinas, por exemplo, o crescimento observado foi de 17,7%, totalizando 4.539 acidentes registrados em 2021. O número de óbitos decorrentes do trabalho também aumentou 42,8% em relação a 2020, com 20 acidentes fatais. O município identificou um gasto previdenciário com auxílios-doença de R$ 75, 8 milhões, e R$ 356,5 milhões com aposentadorias por invalidez.